“Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.”Thiago,3/17

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” João – 15:7

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

DIVALDO FRANCO

 FELIZ ANO NOVO

Repete-se anualmente o comportamento de que o Ano Novo deve atender a todos os desejos que não foram realizados naquele que se está extinguindo.

Trata-se de um velho mecanismo do ego em transferir para mais tarde tudo quanto a preguiça física e mental não conseguiu realizar no momento adequado, como se posteriormente as condições se apresentassem melhores do que as atuais.

Esse mau comportamento traz o prejuízo de acumular deveres não cumpridos, o que se transforma em problema de produtividade moral e espiritual.

O ser humano é o clímax da evolução antropológica, no entanto, não se trata da etapa final do processo de cres
cimento para Deus, que nos concede o infinito de aquisições para a auto iluminação.

Toda atividade transferida é um nó a ser desatado depois com menores possibilidades de o fazer, porquanto, é o próprio indivíduo quem embaraça as excelentes possibilidades de desenvolvimento ético-moral. Por isso, o maravilhoso mecanismo das reencarnações propicia a realização do equilíbrio que foi desmantelado pela nossa negligência.

O novo ano trará os mesmos dias com as próprias exigências, algumas delas graves, necessárias, no entanto, à renovação do ser humano.

A todos nos cabe o dever de aproveitar saudavelmente as maravilhosas concessões da existência, de modo que a transformemos em um Evangelho de feitos em homenagem Àquele que nos facultou entender o mecanismo da imortalidade, que é o momento mais maravilhoso do existir.

Fosse a vida apenas o processo biológico, sem significação seriam os dois bilhões e duzentos milhões de anos que a Natureza gastou aprimorando as moléculas submarinas e produzindo o ser humano, esse desbravador do Universo.

Ao terminar este ciclo existencial, cabe-nos realizar um balanço daquilo que fizemos e programarmos automaticamente as realizações que exigem emergência, facultando-nos os avanços que a tecnologia nos vem proporcionando, mas, ao mesmo tempo, realizar a grande vertical de natureza moral, especialmente nos relacionamentos humanos.

Somos a família universal avançando para a plena felicidade que, por enquanto, ainda não temos uma ideia perfeita de como é e de como produzi-la em nosso caminho.

Amar, eis a base; servir, como caminho existencial; e perdoar, a fim de não colocar obstáculos pelo caminho.

São fáceis propostas das doutrinas psicológicas no comportamento terapêutico, para curar todas as doenças da alma e oferecer voos para mais altas conquistas.

Realizando esse esforço fraternal de evolução moral, podemos, sim, propor ao próximo um feliz Ano Novo, em cujos votos nos incluamos sem qualquer receio, porque encontramos o decantado e clássico elixir de longa vida.

Jornal A Tarde - Salvador/Bahia - 30/12/2021

TEMA: MARIA - Carmen Silveira. Centro Espírita Amor e Caridade /Cabo Frio-RJ.

domingo, 19 de dezembro de 2021

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Ouve a Consciência

Ouve a consciência que te impele ao dever e não te perturbes.

Serve e caminha.

Não podemos construir os mínimos tópicos de alegria no próprio espírito, sem que nos rendamos com alegria ao trabalho que nos compete.

Somos material inteligente nas mãos sábias do Cristo. O Senhor, no entanto, não opera em nós através de constrangimento, porque o Reino de Deus deve realmente surgir nos recessos de nossas próprias almas.

Estuda os desafios que as circunstâncias te lançam em rosto.

É possível que todas as opiniões em derredor de ti se façam contrárias, entretanto, conserva a paciência e espera por Deus, porque a opinião dos Mensageiros de Deus pode ser diferente.

Amar sem exigir compensação.

Colaborar para o bem nos lugares onde o mal se nos afigure solidamente instalado.

Aguardar sempre o melhor, ainda mesmo nas piores situações.

Todos somos obreiros do progresso.

Todos estamos endereçados à perfeição.

Livro: Caminho Iluminado

Chico Xavier/Emmanuel

 

 


sábado, 4 de dezembro de 2021

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

terça-feira, 1 de junho de 2021

Santo Agostinho

Santo Agostinho é um dos maiores vulgarizadores do Espiritismo. Manifesta-se quase por toda parte. A razão disso, encontramo-la na vida desse grande filósofo cristão.

Pertence ele à vigorosa falange do Pais da Igreja, aos quais deve a cristandade seus mais sólidos esteios. Como vários outros, foi arrancado ao paganismo, ou melhor, à impiedade mais profunda, pelo fulgor da verdade. Quando, entregue aos maiores excessos, sentiu em sua alma aquela singular vibração que o fez voltar a si e compreender que a felicidade estava alhures, que não nos prazeres enervantes e fugitivos; quando, afinal, no seu caminho de Damasco, também lhe foi dado ouvir a santa voz a clamar-lhe: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" exclamou: "Meu Deus! Meu Deus! perdoai-me, creio, sou cristão!" E desde então tornou-se um dos mais fortes sustentáculos do Evangelho. Podem ler-se, nas notáveis confissões que esse eminente espírito deixou, as características e, ao mesmo tempo, proféticas palavras que proferiu, depois da morte de Santa Mônica: Estou convencido de que minha mãe me virá visitar e dar conselhos, revelando-me o que nos espera na vida futura. Que ensinamento nessas palavras e que retumbante previsão da doutrina porvindoura! Essa a razão por que hoje, vendo chegada a hora de divulgar-se a verdade que ele outrora pressentira, se constituiu seu ardoroso disseminador e, por assim dizer, se multiplica para responder a todos os que o chamam. - Erasto, discípulo de S. Paulo. (Paris, 1863.)

Fonte: Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. I, item 11.

FRANCISCO REBOUÇAS

quinta-feira, 13 de maio de 2021

sábado, 8 de maio de 2021

quinta-feira, 6 de maio de 2021

sexta-feira, 23 de abril de 2021

quinta-feira, 22 de abril de 2021

domingo, 11 de abril de 2021

Estudando o Espiritismo

 Espiritismo, Doutrina da Fé Raciocinada!

562. Já não tendo o que adquirir, os Espíritos da ordem mais elevada se acham em repouso absoluto, ou também lhes tocam ocupações?

“Que quererias que fizessem na eternidade? A ociosidade eterna seria um eterno suplício.”

a) - De que natureza são as suas ocupações?

“Receber diretamente as ordens de Deus, transmiti-las ao universo inteiro e velar porque sejam cumpridas.” 

Livro dos Espíritos – FEB. 67ª edição.

quinta-feira, 18 de março de 2021

sábado, 27 de fevereiro de 2021

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

TODOS NÓS

Emmanuel

Da beneficência somos todos necessitados.

Os mais fortes requisitam apoio, a fim de que se lhes acentue a  resistência.

Os mais fracos esperam auxílio para que não desfaleçam.

Os mais cultos precisam de esclarecimento, de modo que a vaidade não lhes ensombre a cabeça.

Os ignorantes solicitam o amparo de quem lhes ministre a instrução.

Os doentes aguardam a enfermagem de quem os medique.

Os sãos reclamam o concurso de quem lhes recorde o cuidado preciso para que não adoeçam.

A solidariedade é de lei da vida.

Por isso mesmo, a nosso ver, a caridade não é somente uma virtude simples, mas também uma instituição universal.

Livro: Luz e Vida
Chico Xavier/Emmanuel

Francisco Rebouças